Ensino Médio Integral

  • Imaculada: Ensino Médio Integral

Objetiva a formação dos educandos a partir de um trabalho crítico-reflexivo de análise da realidade local, regional e global através da apropriação e da construção dos conhecimentos nas diferentes áreas e componentes curriculares. Isso para que haja formação de um sujeito autônomo, reflexivo, pesquisador, preparado para a vida, capaz de enfrentar desafios, promovendo mudanças significativas na sociedade com objetivo de construir uma sociedade na qual todos tenham condições dignas de existência.

As mudanças ocorridas no final do século no mundo do trabalho têm trazido novos desafios ao Ensino Médio. Ao mesmo tempo, ele tem de preparar-se para o mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos. Com o mundo do trabalho estruturado no âmbito da globalização econômica, os postos de trabalho vão-se tornando cada vez mais restritos, juntamente com a criação (ou recriação) de ocupações precárias na informalidade, que servem á sobrevivência, mas estão longe de permitir dignidade e cidadania. Assim, ao elaborarmos uma proposta para o Ensino Médio no Instituto, é necessário analisar e entender o caráter político de sua concepção ao longo da história, determinada pelas características do desenvolvimento social e econômico do País.

Portanto, deve-se partir do fato de que o Ensino Médio não tem sido igual para todos. É com essa realidade que o Ensino Médio deve trabalhar: um contingente de jovens se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro.

Uma Instituição que é democrática não pode ser meramente compensatória, mas seu projeto pedagógico deve prever mediações para que os menos favorecidos identifiquem, compreendam e busquem suprir suas necessidades com relação á participação na produção científica, tecnológica e cultural.

Nessa perspectiva, os objetivos e finalidades do Instituto Imaculada para o Ensino Médio se resumem no compromisso de educar o jovem para participar política e produtivamente no mundo das relações sociais concretas com comportamento ético e solidário e compromisso político, através da autonomia intelectual e moral, agindo com responsabilidade individual e social, sem esquecer da utopia necessária para a construção de seu projeto de vida e de sociedade.

« Voltar